Fluorose

O que é?

A fluorose é uma alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor, durante a formação dos dentes.

Caracteriza-se por uma hipomineralização do esmalte e da dentina do dente (as duas camadas mais externas dos dentes tornam-se porosas). Nos graus mais leves manifesta-se pelo aparecimento de pequenas manchas ou linhas brancas ao longo do dente. Nos casos mais graves, a fluorose adquire uma coloração acastanhada ou marrom (pela deposição de íons exógenos: ferro e cobre, no esmalte que se apresenta poroso), podendo haver perda de estrutura dental; nesses casos, torna-se mais friável (mais fácil de desgastar), necessitando muitas das vezes de tratamento restaurador.

Fluorose leve

Qual a causa?

Muitos estudos científicos apontam como causa da fluorose a ingestão de flúor em excesso.

Atualmente, a maior causa de fluorose é a ingestão de produtos fluoretados em locais onde já existe água fluoretada, sendo que o mais comum é a ingestão, durante a escovação, de creme dental fluoretado por crianças abaixo de 6 anos de idade.

Deve-se observar também a ingestão de outras fontes de flúor, como a utilização de gotas, comprimidos, complexos vitamínicos, alimentos, fórmulas infantis manufaturadas, principalmente àquelas contendo soja, bebidas e chás industrializados, água mineral e produtos manipulados em regiões em que há flúor em excesso ou sem controle na água de abastecimento.

Fluorose moderada   Fluorose moderada

Fluorose moderada

Como prevenir?

A fluorose só ocorre em dentes cuja mineralização se dá após o nascimento, por isso não é comum em dentes decíduos (de leite), que se formam durante a gestação.

A fluorose não passa de uma dentição para outra. Na dentição permanente ela pode afetar alguns dentes e não afetar outros, ou ainda afetar dentes diferentes com graus diferentes de severidade. Tudo depende da época que ocorreu o excesso de ingestão e da época de formação dos dentes.
A partir de um ano e meio até por volta dos três anos de idade, a ingestão de excesso de flúor tem maior risco de causar fluorose nos dentes permanentes anteriores (da frente). Mas até os 06 anos de idade as coroas dos outros dentes ainda estão se formando, por isso ainda há risco para a ocorrência de fluorose.
Como até os 06 anos de idade as crianças ainda não sabem controlar a deglutição e nem cuspir adequadamente, acabam ingerindo o flúor presente no creme dental. Para evitar a ingestão de flúor os responsáveis devem utilizar uma quantidade mínima de creme dental na escova de dente (tamanho de um grão de ervilha) e sempre supervisionar a escovação das crianças.
Uma opção mais segura e até os 06 anos de idade a criança usar creme dental sem flúor e fazer aplicação de flúor no consultório com o dentista.

Pelo mesmo motivo, enxaguatórios contendo flúor não são indicados para crianças que ainda não têm controle adequado da deglutição.

Fluorose severa

Resumindo

1. O bebê não tem controle sobre a deglutição do creme dental. Use creme dental sem flúor.
  2. Crianças de 06 meses até 06 anos não devem usar creme dental com flúor ou se usar que seja com baixa concentração (500 a 550ppm).
  3. Quando a criança já souber cuspir, de preferência após a chegada dos 1° molares permanentes, poderá usar o creme dental com flúor.
  4. Crianças menores de 03 anos podem usar creme dental com flúor 01 vez ao dia (só com supervisão dos pais).
  5. Crianças menores de 5 anos ingerem em média 30% do creme dental em cada escovação.
  6. Acima de 8 anos as crianças estão livres da fluorose.
  7. Os dentes com fluorose são ligeiramente mais resistentes à cárie dental, mas não são imunes a ela.

Fontes: Revista APCD V. 53 N. 5, de setembro/outubro de 1999; Colgate; Site Canal Saúde; Odontopediatria – Guedes Pinto. JBO – Jornal Brasileiro de Ortodontia – Ed. Maio.